o ovo ou a galinha?

O que surgiu primeiro: o ovo ou a galinha?

O que surgiu primeiro: o ovo ou a galinha?

Todas as galinhas descendem de ovos. E os dinossauros também. Todos os antecedentes dos animais terrestres põem ovos. No caso dos mamíferos e marsupiais os ovos desenvolvem -se no interior do corpo da mãe. Temos uma origem comum com os dinossauros, crocodilos, tartarugas, cobras, etc. há 312 milhões de anos. Os antecedentes dos vertebrados terrestres também punham ovos, mas neste caso dentro de água.
A reprodução sexuada é a estratégia de reprodução mais frequente dos seres pluricelulares. Garante uma descendência que é ligeiramente diferente dos progenitores. Se houver uma doença ou uma alteração do meio ambiente, há alguns que têm mais probabilidades de sobreviver. É a grande vantagem em relação aos clones.

De que é que depende o tamanho dos ovos? É do tamanho da galinha?

Raça, tamanho e alimentação. Ovos grandes vêm geralmente das “raças gigantes”, que são galinhas de grande porte de raças muito antigas: Brahma, Light Sussex, Orpington, Rhode Island, etc. E uma alimentação balanceada. “Hormônio para a galinha botar ovo” não existe. Quando existe, infelizemente não é crime, mas é ovo de galo. Explico.

Existem locais – no Oriente Médio, eu acho – onde as pessoas apreciam capões, ou seja, galos castrados. Como nossos frangos de exportação são de criação intensiva, não dá para castrar um por um. A soluçao é entupir de hormônios até o galo começar a botas ovos (não é tão milagroso assim, acontece raramente na natureza). E todos têm duas gemas.

A Sadia distribuía estes ovos em repartições públicas e escolas em Toledo-PR. A questão é uma brecha legal: a venda é proibida, a distribuição gratuita não. No caso de Divinópolis o sujeito deve pegar gratuitamente na granja ou vender por um preço irrisório ao dono do bar, que por sua vez cobra mais caro.

As galinhas põem ovos todos os dias mesmo sem acasalar?

A produção de ovos pelas galinhas tem de haver com a ovulação das galhinas, que no caso das galinhas acontece quase diariamente. Ou seja, cada vez que uma galinha ovula, ela põem um ovo, e para tal ela não precisa dum galo e não precisa de acasalar.
Tal como a mulher ovula cada mês, tendo relações sexuais ou não, a galinha também ovula independentemente de haver acasalamento ou não.

Quantos ovos as galinhas põem por dia?

As galinhas selvagens de milhares de anos atrás colocavam de 8 a 12 ovos… Por ano.
As domésticas, podem colocar de 200 a 300. Foi preciso muito cruzamento selecionado com descendentes das que mais colocavam ovos com alta frequência para chegar a este número altíssimo.
Numa granja de ovos, é normal ver uma meta de 300 por ano. Se cair muito, ela vai pra panela, substituída.

Por que as galinhas balançam o pescoço quando andam?

Para você entender a resposta, primeiro você tem que saber que o pescoço da galinha é uma espécie de “gimbal” (gimbal é um estabilizador de câmera/celular).
Isso significa que se você segurar a galinha e mexê-la, ela irá manter a cabeça exatamente no mesmo ponto do espaço. É isso o que um gimbal faz: se você estiver com a mão tremida, a câmera ou o celular não vai ficar tremido, melhorando a qualidade da filmagem, estabilizando-a.
O gimbal faz esta estabilização movendo a cabeça pro lado oposto ao do movimento, cancelando-o.

Por que a galinha fica hipnotizada quando se desenha uma linha na frente dela?

Não se trata de hipnose. É a ave entrando em estado catatônico. E o responsável pela tal catatonia não é exatamente o risco no chão. É o sofrimento da galinha na hora em que alguém segura o corpo dela e baixa sua cabeça contra o chão.

Quão inteligentes são as galinhas?

São seres extremamente inteligentes, as pessoas subestimam e as tratam como algo realmente pejorativo. São um dos animais mais inteligentes do reino animal, embora não sejam espertas sobre os predadores, inclusive os humanos, devido a anos sendo criadas junto a humanos. Galos e galinhas tem todo um sistema de comunicação e regras. Há sites e estudos explicando isso na internet. Infelizmente, os humanos em sua maioria estão muito longe de compreender as coisas e a inteligência do mundo animal.

Existem galinhas selvagens?

Sim, Existem como o Galo-Banquiva representa o ancestral selvagem da atual galinha-doméstica.

Vive habitualmente em estado selvagem nas florestas relativamente densas e em plantações de bambus na Ásia. Procura com frequência alimento nas clareiras, nas matas e em certas zonas cultivadas como os arrozais. Alimenta-se de grãos, frutos, folhas, minhocas, pétalas, e brotos de plantas cultivadas como o arroz, o milho e o feijão. Em certas regiões de Myanmar, onde existem minas de pedras preciosas, foram encontrados rubis e esmeraldas no papo de galos Banquiva.

O Brasil é o único pais que come coração de galinha?

Não. Em Portugal também se consome. Chamamos os “miúdos” do frango e normalmente entram na confeção da canja de galinha.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *