Por que jabuticabas nascem no tronco da árvore?

Por que jabuticabas nascem no tronco da árvore?

Por que jabuticabas nascem no tronco da árvore?

Primeiramente porque as flores da própria Jabuticabeira (Plinia cauliflora) brotam no caule da planta – note que o nome da espécie traduz isso, já que temos cauli = caule + flora = flor. Uma vez que todo fruto é um produto da fecundação dos óvulos no gineceu pelo pólen advindo do androceu, é a hipertrofia do ovário que o consolidará e exatamente aonde a flor estava locada na planta (caule, galhos, rácemos).

Todo fruto há de surgir à partir de uma flor, esteja ela aonde for na sua “planta mãe”.
O fato das Jabuticabeiras formarem os botões florais em seus troncos e mesmo na base dos galhos é um aspecto bem peculiar da espécie, pois que em outras do mesmo gênero e mesmo dentro de sua família Myrtaceae (bem como nas subfamílias) não ocorre. Este fato pode estar relacionado à ecologia da planta em seu ecossistema original, que é o ambiente florestal sul americano, muito embora ela também ocorra na Caatinga, no Cerrado e mesmo no Pantanal. A ocorrência das flores nos troncos das Jabuticabeiras pode ser uma estratégia para melhorar a polinização e dispersão dos frutos, pois que ficam abaixo das copas e isso melhora o acesso dos polinizadores bem como dos animais que lhes apreciam os frutos maduros – como os jabutis que lhe referenciam o nome vulgar (jabuticaba = casa dos jabutis).

Por que dizem que só existe Jabuticaba no Brasil?

Porque a jaboticabeira é uma árvore frutífera nativa da Mata Atlântica Sul Americana cuja maior área se econtra em território brasileiro, apenas umas franjas se estendem para fora fora dele (Paraguai, Uruguai, Argentina).

O que significa ter “olhos de jabuticaba”?

Dizem que é uma pessoa que tem os olho bem pretinho,

O que quer dizer “jabuticaba” nos termos políticos?

Jabuticaba é uma fruta que só existe no Brasil. Isso entrou no vocabulário, não apenas político, para designar soluções tipicamente brasileiras, ou recursos legais que não existem em outro país. Frequentemente é usada equivocadamente por pessoas com conhecimento ínfimo de sistemas legais e políticos – ou mesmo da cultura – de outros países.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *